O trabalho é algo inseparável da vida humana. Desde nossos primórdios de organização em sociedade, cada indivíduo possui uma função a desempenhar em benefício individual e coletivo. Respeitando sua evolução em uma diversidade quase incontável de funções e a mega-complexidade alcançada pelas sociedades contemporâneas, o trabalho ganha novos riscos para quem o executa. Umas das funções presentes desde o início e que continua sendo essencial para a coletividade social é a função de pedreiro, a qual cresceu em complexidade e nível de especialidade, como também de riscos ao seu desempenho, já que a capacidade de construção humana foi-se transformando e monumentalizando à passagem das eras. Dentro da esfera das profissões que pensam a organização, as relações e a saúde do indivíduo no trabalho, está a Terapia Ocupacional. Na ótica deste profissional, objetivou-se analisar a prática da função de pedreiro dentro da construção civil contemporânea, elencando os riscos ao qual estaria exposto e propondo medidas para abrandar tais riscos. Neste levantamento, um risco específico foi observado em todas as tarefas que este profissional pode desempenhar, o risco ergonômico. Elencou-se então uma tabela sistematizando a atividade desempenhada, riscos, causas, conseqüências, medidas preventivas e mitigadoras, apresentando-a ao final do processo aos trabalhadores e os responsáveis pela obra, de forma a implementar ações numa perspectiva de reeducação sistemática e contínua nos hábitos de trabalho, evitando a ocorrência de acometimentos à saúde deste trabalhador. Esta pesquisa obteve uma imensa participação dos trabalhadores durante o processo, comprometimento este que foi essencial para a aceitação de tentar uma reeducação na execução de tarefas que já lhe são tão comuns e automáticas, normalmente por executarem essa tarefa a vários anos ou gerações.(Autores: Maria Janaína Ribeiro Marinheiro, Thaís Ribeiro Valença, Karen Laís Oliveira Rocha Leite e José Naum de Mesquita Chagas).
A ATUAÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL NA SAÚDE DO TRABALHADOR: análise, identificação e ação sobre os riscos ergonômicos na função de pedreiro.
Postado por
Thaís Ribeiro
On
12:19
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tatahhh!!!
Não sabia da existência desse blog. Adoreiiiiii!!! Fiquei mais feliz ainda qd vi o meu trabalhinho, o nosso...hehe, de Saúde do Trabalhadorrr!! Lindooo!!
Parabéns viu?
Adorei de verdade!
Sucesso no blog!!
Beijossss!!
Adoro vc!