O IMIP– Instituto Materno Infantil de Pernambuco é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, e reconhecido como entidade pública, com atividades nas áreas de Pediatria Clínica e Cirúrgica, Clínica Neonatológica, Clínica Obstétrica e Ginecológica, além de assistência médica e cirúrgicas voltadas para tratamento de adultos, atividades de ensino, pesquisa e extensão comunitária. O presente relato de caso visa compartilhar experiência vivenciada por um período de seis meses, enquanto estagiárias do setor de Terapia Ocupacional desta instituição, junto a um grupo de mães, semanal, organizado pela terapeuta ocupacional coordenadora da brinquedoteca da instituição, que tinha como objetivo trabalhar todas as suas demandas práticas no lidar com as crianças durante a hospitalização e/ou enfermidade como também subjetivas em relação aos filhos e elas mesmas, como auto-estima, auto-cuidado, relação mãe-bebê, dentre outras. O critério de formação deste grupo eram mães de crianças em situação de longa permanência, o que acontecia a partir do oitavo dia de internação. O grupo não possuía um número máximo de participantes devido uma rotatividade quase constante de alguns membros, e sempre propunha uma estratégia de ação diferente, utilizando-se de atividades e facilitações para que essas mães pudessem verbalizar suas diversas dores. Ao longo deste processo pôde-se perceber melhora na higiene pessoal, auto-estima, geração de vínculos e troca de experiências entre as mães e terapeutas e um melhor uso de tempo livre durante o acompanhamento dos filhos. Houve uma dificuldade permanente, de caráter técnico, que era disponibilidade de pessoal para dar suporte às crianças durante o grupo, com isso muitas mães levavam seus filhos ao grupo dificultando sua liberdade para participar. Devido os excelentes resultados o grupo passou a ser requisitado por um número maior de mães que divulgavam às novatas suas experiências. (Autores: Thaís Ribeiro Valença, Helaine Gabriela de Sá Bezerra Santana, Karen Laís Oliveira Rocha Leite, José Naum de Mesquita Chagas e Monique Nogueira Galvão)

1 Response to 'GRUPO DE MÃES COM CRIANÇAS EM LONGO PERÍODO DE HOSPITALIZAÇÃO: uma experiência da Terapia Ocupacional'

  1. Anônimo Said,
    http://thaisto.blogspot.com/2008/09/grupo-de-mes-com-crianas-em-longo.html?showComment=1221572880000#c3994885570272370373'> 16 de setembro de 2008 às 06:48

    Adoro seu blog, muito rico em informações de atuações que a terapia ocupacional oferece no dia-a-dia.

    que legal!!!!

     

Arquivo do blog

Minha foto
Terapeuta Ocupacional,apresento meu Blog com interesse em divulgar o curso e suas atuações, contribuindo para crescimento da profissão e aprimoramento de conhecimentos dos visitantes.