Crianças e adolescentes institucionalizados, podem apresentar várias dificuldades em realizar de forma independente e satisfatória suas AVDs e AIVDs, é o que denomina-se disfunção ocupacional, uma dificuldade ou incapacidade temporária ou crônica de desempenhar papéis, ocupações e relacionamentos esperados de alguém de idade, sexo e cultura compatíveis para realizá-las. Isto decorre muitas vezes da escassez de instruções, rotina rígida estabelecida, privação de experiências significativas e dependência em algumas situações. Também contribuem para estas dificuldades a ausência de motivação, auto-estima, autonomia, auto-confiança e capacidade adaptativa ocasionadas pelo contexto institucional. Esta pesquisa objetivou demonstrar os benefícios que a Terapia Ocupacional com aplicação de técnica de T.A.A. propicia às crianças e adolescentes institucionalizados diretamente em suas AVDs e AIVDs, para aquisição de um melhor desempenho ocupacional. Pôde-se perceber que por meio das atividades terapêuticas ocupacionais utilizando o cachorro como elemento chave da intervenção para se chegar aos hábitos dos humanos, favorece-se a experimentação dessas habilidades, auxiliando o indivíduo, de maneira progressiva, a adquirir o sentido de responsabilidade e cuidados sobre si e sobre outros seres vivos, uma melhora na consciência corporal que resulta em um maior e melhor controle sobre seu corpo, possibilitando a execução das AVDs de forma satisfatória. Também leva a criança e o adolescente a reorganizar seu cotidiano por meio da relação lúdica desenvolvida com o cão e da responsabilidade para com suas necessidades ao longo do dia e despertar e desenvolver o interesse nas AIVDs, focando nas atividades produtivas, construindo a partir das intervenções um projeto de vida. A Terapia Ocupacional Assistida por Animais irá lidar com os níveis de desempenho das AVDs e AIVDs, determinar os problemas que interferem na plena independência e propor mudanças e intervenções que transforme essa realidade utilizando-se do cachorro como meio (recurso terapêutico). (Autores : Thaís Ribeiro Valença, Amanda Maria Tavares dos Santos, June Elen dos Santos Ivo e José Naum de Mesuita Chagas)








1 Response to 'Intervenção Terapêutica Ocupacional com Aplicação da T.A.A. nas AVDS E AIVDS em População de Crianças e Adolescentes Institucionalizados'

  1. Anônimo Said,
    http://thaisto.blogspot.com/2008/09/resultantes-de-uma-interveno-teraputica.html?showComment=1221359700000#c8166849490723696407'> 13 de setembro de 2008 às 19:35

    Que Ótimo... Muito dificil encontrar a aplicação da técnica assistida de terapia assistida por animais com crianças pois geralmente o que encontramos é com idosos.

    adorei o blog.

     

Arquivo do blog

Minha foto
Terapeuta Ocupacional,apresento meu Blog com interesse em divulgar o curso e suas atuações, contribuindo para crescimento da profissão e aprimoramento de conhecimentos dos visitantes.