Entende-se por esquema corporal a representação mental das partes do corpo e de sua relativa posição dentro do espaço. A imagem corporal por sua vez combina o esquema corporal com dados emocionais e ambientais, resultando na representação de nosso corpo por uma imagem mental. Já a demência é uma síndrome que se refere à perda das habilidades cognitivas, incluindo o esquecimento, o progressivo declínio das faculdades mentais, da personalidade e da comunicação, de tal modo, que interfiram nas áreas funcionais da vida, como: social, ocupacional e trabalho. Visto que a demência leva a alterações nos componentes cognitivos, as experiências vividas pelo indivíduo serão processadas de forma alterada, gerando respostas inadequadas quanto ao esquema e imagem corporal. O terapeuta ocupacional irá intervir utilizando estímulos sensoriais provenientes da visão, tato, temperatura, pressão e propriocepção, objetivando integrá-los para formar um esquema do corpo inteiro. O conhecimento da relação espacial entre os diferentes segmentos do corpo é indispensável para qualquer movimento e uma vivência psicomotora adequada. É necessário que haja uma integração de estruturas cognitivas preservadas, processando e emitindo satisfatoriamente respostas motoras, possibilitando uma adequada capacidade de adaptação. A Terapia Ocupacional reconhece o corpo como “lugar de percepções” e também como “lugar da expressividade pessoal e reconhecimento de si”, visualizando o mesmo como um elemento de mediação entre o universo interior e íntimo e o universo externo, a espacialidade simultânea a outro ser. O corpo nos possibilita movimentos impregnados de intencionalidade. A vivência corporal no idoso demenciado também sofre os efeitos de suas perdas cognitivas, sendo realizadas intervenções de reconscientização corporal, e reconstrução desta imagem e esquema corporal modificados. O processo inclui o uso de diversos componentes cognitivos e sensoriais, reapropriando esse idoso de seu corpo. (Autores: June Elen dos Santos Ivo, Amanda Maria Tavares dos Santos e José Naum de Mesquita Chagas)
A INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL VISANDO PRESERVAR O ESQUEMA E IMAGEM CORPORAL EM PACIENTES PORTADORES DE DEMÊNCIA
Postado por
Thaís Ribeiro
On
17:32
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei sobre o assunto e parabens pelo site..
Bianca Lins..
Parabéns pelo site Thaís. A homepage aborda temas interessantes que motivam o profissional de saúde a se atualizar e mostra aos estudantes as possibilidades de como serem atuantes no vasto campo da Terapia Ocupacional!
Mais uma vez, Parabéns!
Sybelle lacerda
Parabéns Thaisa!
Thaís, que excelente iniciativa, Parabéns. Nunca duvide que o seu blog não está sendo visto, pois tenha certeza que não somente visitado, mais também como incentivo a estudos e intervenções terapêuticas.